Possui 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis,
em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul.
É
a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao
litoral sul, possuindo tráfego intenso de veículos principalmente durante
o verão e
em feriados.
Integra
o complexo denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, composto
também pelas rodovias Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
Metrô de São Paulo ou Metropolitano de São Paulo, conhecido popularmente como Metrô, é um sistema de transporte metroviário que serve a cidade de São Paulo, no Brasil. O Metrô de São Paulo é operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, sociedade de economia mista do estado de São Paulo. Fundada em 24 de abril de 1968,[7] a empresa é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação do sistema de transporte metroviário na Região Metropolitana de São Paulo. Tendo a maior parte de seu controle acionário associada ao governo do estado, é subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Integra também a Rede Metropolitana de Transporte de São Paulo. O Grupo CCR (por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade) opera, respectivamente, as linhas 4–Amarela e 5–Lilás do sistema.[8][5]
O metrô paulista está em operação desde 14 de setembro de 1974.[9][10] É o maior e mais movimentado sistema de transporte metroviário do Brasil, com uma extensão de 101,1[1] quilômetros de linhas ferroviárias distribuídas em seis linhas, que possuem um total de 89[1] estações (62 operadas totalmente pelo Metrô, 10 operadas totalmente pela ViaQuatro, 17 operadas totalmente pela ViaMobilidade, duas estações operadas pelo Metrô e pela ViaQuatro: Luz e República e duas estações operadas pelo Metrô e pela ViaMobilidade: Santa Cruz e Chácara Klabin).[11][12][13] Compõem o sistema as linhas 1–Azul (Jabaquara–Tucuruvi), 2–Verde (Vila Madalena–Vila Prudente), 3–Vermelha (Corinthians-Itaquera–Palmeiras-Barra Funda), 4–Amarela (Luz–São Paulo-Morumbi), 5–Lilás (Capão Redondo–Chácara Klabin) e 15–Prata (Vila Prudente–São Mateus). Possui interligação com o sistema de trens urbanos, através de integração com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Brás, Tatuapé, Palmeiras–Barra Funda, Luz, Corinthians–Itaquera, Santo Amaro, Tamanduateí e Pinheiros, e em outros terminais de transporte intermodal na cidade de São Paulo. Diariamente, o sistema de São Paulo transporta cerca de 5,3 milhões de passageiros.[14]
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